sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Pesquisadores criam concreto biológico

Pessoal, mais um período de ausência, sabem como é... Projetos, vida pessoal, trabalho, alguma coisa coisa tem que ficar de fora.
Mas temos novidades surgindo... Tem uns caras lá na Espanha, que estão desenvolvendo um concreto muito louco, mas muito interessante, vejam a nova cara da fachada moderna:

Fabricado com uma mistura de cimento de fosfato de magnésio (MPC, na sigla em inglês) com o convencional Portland, o concreto se comportaria como um suporte biológico natural para o crescimento de organismos como microalgas, cogumelos, liquens e musgos. Apesar de se assemelhar aos jardins verticais, o sistema favorece o crescimento dos microorganismos no próprio material, sem que haja necessidade de estruturas para suporte. Para obter o concreto biológico, foram modificados, além do pH dos cimentos, parâmetros como a porosidade e a rugosidade superficial, que influenciam na biorreceptividade do material. O resultado obtido é um elemento multicamadas, ou seja, um painel que, além de uma camada estrutural, possui mais outras três: a primeira delas é de impermeabilização, localizada em cima da camada estrutural, que evita a passagem de água para a estrutura e, consequentemente, sua deterioração. A camada seguinte é a biológica, capaz de captar e armazenar água da chuva, facilitando o desenvolvimento dos organismos biológicos. Por último, a camada de revestimento descontínua, que atua como uma impermeabilização inversa: permite a entrada da água da chuva e evita sua perda, levando a água onde se queira ter o crescimento biológico.
(fonte : revista techne, ed. Pini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário